quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

OBÁÁÁÁÁ MA!!!

Mal alçou ao cargo de presidente dos EUA e o recém-eleito presidente da maior nação do mundo, Barack Obama, já se depara com a, que se pode considerar, maior crise da história contemporânea, tendo em visto que o capitalismo não era tão avançado em 1929.

A GM, depois de 72 anos, perdeu para a Toyota o cargo de maior montadora do mercado automobilístico. Devido as grandes perdas e quase falência, se não fosse o plano de ajuda do governo dos EUA, a GM perde esse posto, com prejuízos incalculáveis para meros mortais como nós. Essa vai ser a contradião enfrentada na área econômica pelo novo presidente, que aos meus olhos, não é igual ao Bush, mas também, não é a salvação... podem apostar!

AH QUE ISSO O COPOM TA DESCONTROLADO
Por mais bizarro que nos possa parecer o desgraçado do Henrique Meirelles, junto com os conselheiros do COPOM diminuíram a taxa básica de juros em 1 ponto. Desta forma, o juros que era de 13,275 passou a ser de 12,75. Governo e oposição comemoraram a medida, mas em uma coisa concordam, e particularmente eu também, os juros devem baixar mais, para estimular o crédito e os investimentos para geração de empregos!
Num momento onde as empresas podem ficar fodidas devido a crise, o crédito tem que ser mais barato, pois caso contrário as empresas não tem como saldar suas dívidas, logo, demiti-se, ai a velha história do povo desempregado não compra, as empresas não vendem, demitem mais, quebra o país e etc. O fato é que o Ministro Guido Mantega está cobrando, agora, a contrapartida por parte dos Bancos, que cobram caro para emprestar dinheiro.
Acompanhemos o gráfico do sobe e desce da taxa de juros :

1 http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=49839



ESSE GOVERNO, TÁ FODA HEIN!!!
Por mais que bombardeiem o governo do Presidente Lula, as estatísticas não mentem, haja vista matéria do Globo online , que diz que a taxa de desemprego é a menor desde 2002. Como assim? No meio da crise o desemprego cai? Que porra é essa Tupi? É essa a estatística tirada pelo IBGE. Ao invés de perder tempo vou desenhar que fica mais fácil.

2 http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL967051-9356,00-DESEMPREGO+FECHA+ANO+COM+MENOR+TAXA+DESDE.html



ENQUANTO ISSO AS EMPRESAS...
É minha gente, nem tudo são flores, tendo em vista que com essa onda de crise mundial, algumas empresas no Brasil embarcaram na onda de atacar os direitos trabalhistas, tendo como sua aliada, a Imprensa.

O ministro do Trabalho Carlos Lupi inclusive criticou a atitude das empresas, pois o BNDS liberou só para investimentos em geração de empregos a quantia de 100 Bilhoes de Reais, ou seja, dinheiro para caralho para vir com essa historinha de que tem que mandar embora devido à crise mundial.

O ministro Calors Lupi declarou sobre as demissões :

“Nós temos que ter nesse momento muita tranqüilidade e o empresariado brasileiro, uma parte dele que graças a Deus é minoria, tem que entender que nem todo o dia é dia de lucro (...) Não pode o trabalhador brasileiro pagar por uma crise que ele não fez

E ainda, se mostrando contra a flexibilização dos direitos trabalhistas :

“Continuo com o mesmo pensamento, a mesma idéia, mesmo muita gente me considerando atrasado. Mas, entre ser atrasado e está do lado certo, prefiro ficar ao lado do trabalhador.”

3 http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=49836
4 Idem


Deste modo, fica claro que mesmo com a redução do IPI, as empresas automobilísticas, as que mais demitem, que não repassaram totalmente o preço do imposto aos consumidores, são as que mais demitem e tentar atacar o direito dos trabalhadores, o que é, SIMPLESMENTE UMA BOSTA!

Um comentário: