sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O ESPETÁCULO DO RETROCESSO!

Caros leitores, antes de mais nada gostaria de me desculpar pela minha ausência repentina e inexplicada. Todavia, os motivos são, pelo menos ao meu ver, plausíveis. “Viajei” durante o período de natal e ano novo, desta forma fique longe do computador e um pouco aéreo das notícias. Na primeira semana de Janeiro houve um duplo acidente de carro na família, e até o dia de ontem, 08 de Janeiro de 2009, tive, junto com minha família, resolver questões relativas ao seguro e possíveis responsabilizações criminais e etc.

Tendo já sido dados os devidos esclarecimentos, vamos ao que interessa dentro do nosso tema. 2009 começou mas os problemas continuam velhos. A estatística do governo norte americano mostra que a crise do capitalismo mundial, demitiu mais de 2.8 milhões de trabalhadores, sendo 2 milhões só do período de outubro a dezembro, o que é considerado o pior resultado desde 1945. O que isso revela? Que essa bolha criada devido à especulação imobiliária causará muito mais dano do que se esperava e que 2009 será, pelo menos até o meio do ano... um ano turbulento.

A Esquizofrenia Obama

Apesar de todas as promessas o que parece acontecer é de fato o inverso. Obama que tem um semblante mais social, escolheu para entregar sua equipe de governo pessoas que fizeram parte, inclusive, do maquiavélico sistema que desembocou na atual crise financeira.
Diz Obama, que até 2011 pretende criar 3.3 milhões de empregos, investindo majoritariamente na infra-estrutura dos EUA. Entretanto, os especialistas já apontam em ser mero sofismo do novo presidente, pois o PIB, mesmo voltando a crescer deve atingir no máximo 1.5% de crescimento (tendo hoje um drecréscimo de 2.2, por isso recessão), desta forma o que se aponta é para a acentuação do desemprego chegando a expressivos 9.5% da população.

Nesta linha de pensamento é que o especialista do Financial Times Martin Wolf, afirma que para evitar a onda de desemprego o pacote de 5.3% do PIB, sustentado por Barack Obama deveria dobrar!

Algo que não se pode negar, mesmo com todo o caos econômico, é que os EUA continuam tendo o maior poderio de compra do mundo, embora os chineses que investiram mais de 1.2 trilhões de Dólares em títulos do governo norte americano, já sentem aquele “friozinho” de medo do famoso calote, afirmou o presidente do Banco Central Chinês, Zhou Xiaochuan. (1)

E o Brasil

Já aqui, parece uma boa notícia, o ministro da fazenda Guido Mantega afirmou que o recuou na inflação, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), pode ser um grande impulsionador da queda da taxa básica de juros, o que já estava mais do que na hora (Nota do Autor). Ressaltou, também, sua satisfação, devido ao fato da inflação ter registrado 5.9% no acumulado do ano, ficando abaixo dos 6.5% fixados como teto pelo governo.

QUEM DIRIA BB

Esse Estado está maravilho hein.... Olha o Banco do Brasil aprontando de novo. Depois de já Ter acertado na compra da nova caixa, agora são 49% do Banco Votorantim que foram a bola da vez. Desta forma o BB vai se fortalecendo em reposta aos gigantes ItaúxUnibanco e SantanderxReal, para que não perca mercado no cenário nacional e internacional.

Ainda ressaltou o Ministro Mantega, sobre as recentes quedas dos juros nos financiamentos por parte do BB.

"O BB tem reduzido sim a taxa de juros dos seus financiamentos e eu estou aqui com dois banqueiros. O mundo todo está reduzindo as taxas de juros. Vocês estão vendo na Inglaterra. É natural e necessário que o Brasil reduza as taxas de juros", afirmou.(2)

Mas como tem seu lado ruim...

O pior fator é aquele que impulsiona a inflação acima, sendo este, infelizmente, necessário a todos nós. É o setor alimentício, que registrou um aumento de 11,11% durante o ano de 2008, superando os 10,79 do ano de 2007, o que é uma considerável alta.
O IBGE diz que a alta tem a ver com o preço das commodities do mercado internacional e pelo aumento da demanda interna, OS BRASILEIROS ESTÃO COMENDO MAIS MINHA GENTE!!!, por isso eu e Bruno estamos tão gordos.
Mas brincadeiras a partes, o cenário, como já foi dito anteriormente não é dos piores para nós brasileiros. Esperemos os próximos números do desemprego, para ver quais são os reais impactos da crise no país.

Sem mais por agora,
Fuizzzzzzz!!!

(1)Seg. FSP, 05/12/08.
(2)Folha online

2 comentários:

  1. Quem é gordo aqui, sua bicha escrota?! hahahahahaha

    Que o Obama Bin Laden não nos foda inventando metodos estranhos e de letras penas, que normalmente nos fodem. Contudo, confiando no nosso querido presidente que disse que aqui no Brsil não há crise e que se passar vai ser direto, fico mais tranquilo e a vontade para dizer que eu não votei no OBAMA... Juro...

    ResponderExcluir
  2. Eu votei no obama hein ^o)

    Acredito eu que, nesse momento tão complicado, onde um americano liga a tv, tá passando oprah winfrey, gorda, com dicas sobre como não perder sua casa/não perder dinheiro, conversando sobre a crise imobiliária lol, o novo presidente eleito barack obina não veio para fazer milagres, apesar que muita gente votou nele acreditando nisso :P

    Tudo que ele precisa agora é buscar e demonstrar segurança, estabilidade..

    Enquanto isso a gente segue em frente, vendo essa marolinha da crise molhando nossos dedos ^o)

    ResponderExcluir